Pequeno desabafo!


Pequeno desabafo

Tenho que dizer: advogar na área criminal não é fácil. O advogado criminalista sofre muito com preconceitos, pois muitas vezes, aliás, na maioria delas, o advogado criminalista é confundido com seu cliente.

Leigos, levados pela imprensá má, acreditam que o advogado criminalista só serve para subverter o sistema jurídico, tentar usar das falhas da lei para tornar um criminoso num inocente.

O advogado nada mais faz do que garantir que a lei seja devidamente cumprida – quem não concorda, que reclame da lei. Se a lei prevê direitos para aquele que está preso, acusado de um crime, que seja cumprida.

Por isso não podemos ser covardes. Como disse o criminalista Manuel Pedro Pimentel: “O advogado criminalista tem que ter a coragem de um leão, a brandura de um cordeiro, a altivez de um príncipe, a humildade de um escravo, a fugacidade de um relâmpago, a persistência de um pingo d’água, a rigidez de um carvalho e a flexibilidade de um banbú”.

Fique tranquilo: quando você for acusado de um crime, estaremos aqui, prontos a defendê-lo, para aqueles que acham que isso só acontece com os outros.

As pessoas são hipócritas e preconceituosas e atacam os advogados criminalistas por pura ignorância.

Veja por exemplo o caso do Dominique Strauss-Kahn. A Promotoria de Nova York decidiu recentemente, semana passada, com base na prova dos autos, arquivar o processo contra Dominique, com o principal argumento de que havia falta de provas de violência e que o depoimento da suposta vítima não era confiável.

Ele foi levianamente acusado, renunciou a um dos cargos mais importantes no FMI, e pior, perdeu o prazo para concorrer às eleições presidenciais na França (estava bem nas pesquisas).

Mais grave que tudo isso, foi a humilhação que teve de passar. Preso. Algemado. Suas imagens correram o mundo.

Já pensou se não tivesse um advogado para defendê-lo? Se já pré-julgássemos seu caso, como a maioria da imprensa faz?

Lembrei-me de um caso que peguei após o rapaz ser condenado. Segue o link: https://lucianoadv.wordpress.com/2009/01/25/rapaz-acusado-de-roubar-vinte-reais-e-condenado-a-cinco-anos-e-quatro-meses-de-prisao-em-sao-bernardo-do-campo/

Ele foi acusado em SBC e condenado. Entrei no caso após sua condenação. Fiz o recurso e a sustentação oral do mesmo. Felizmente, em decisão memorável o Tribunal de Justiça o absolveu das acusações por voto unânime, o que demonstrou, mais uma vez, que ainda se faz justiça no Brasil.

Bom final de semana e bom feriado da independência a todos.
Até a próxima.

Esse post foi publicado em Dia a dia do advogado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pequeno desabafo!

  1. Leticia Forcelini disse:

    Eh um absurdo o taaanto que ouvimos que ~ o advogado eh um safado, defendendo marginal ~. Da vontade ou de dar uma resposta BEM dada, ou de deixar atrofiar-se na sua imensa ignorancia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s