Julgamento dos Nardoni.


Creio que o grande fato que ocupará o nosso noticiário daqui para frente, será o julgamento do casal Nardoni. Depois de mais ou menos dois anos dos fatos, o julgamento se iniciará no dia 22 de março, próxima segunda feira. digo que se iniciará porque deverá acabar após dois ou três dias. Diante disso, não poderia de deixar de comentar.

O que há contra o casal? Que prova há? apenas provas indiciárias de que eles tenham assassinado a menina Isabella. Pergunto então: serão condenados ou absolvidos? Como advogado criminalista, apesar de ter alguma experiência no júri, lendo e estudando, já vi de tudo. Casos onde entramos já imaginando que vamos perder, ganhamos, e vice versa, caso que pensamos ser fáceis, ficam muito difíceis. Lembremo-nos que, em julgamento pelo júri, serão sete jurados leigos que decidirão o futuro do casal Nardoni. Além disso, não podemos nos esquecer da influência midiática que ocorre no caso. Quem convencerá melhor: a acusação ou a defesa? Quem tiver a melhor oratória sai na frente.

Gostaria muito de poder assistir ao julgamento, mas tenha uma audiência na segunda feira e na quarta. A defesa será feita pelo competente e hábil advogado Roberto Podval. Não sei qual será a estratégia dele, mas gostaria muito de estar lá para ver.

O casal será julgado por dois crimes: homicídio triplamente qualificado (meio cruel, impossibilidade de defesa do ofendido e tentar garantir a impunidade de outro delito) e fraude processual (modificar a cena do crime).

Tendo em vista o princípio da presunção de inocência, o casal é inocente – enquanto não tiver uma sentença condenatória transitada em julgado, o casal é inocente. Quem diz isso é a nossa Constituição Federal. Então, será que, mesmo em caso de condenação e com interposição de recurso por parte da defesa, o juiz terá “peito” de permitir que aguardem o julgamento do recurso em liberdade? Vamos esperar pra ver…

Esse post foi publicado em Direito Penal. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s