O que fazer se você for preso.


O que você deve fazer se for preso?

Caso venha a ocorrer uma situação dessa, não resista à prisão, pois caso você ofereça alguma resistência, que venha a dificultar o ato dos policiais, você poderá (e deverá) ser submetido ao uso da força.

A polícia tem o poder-dever de cumprir a prisão, ou seja, tem o poder-dever de vencer a resistência oferecida ou defender-se, usando de meios razoáveis para o cumprimento da ordem de prisão.

Se for somente abordado, numa “blitz”, permaneça calmo, e forneça os documentos solicitados pelo policial. Nunca desacate o policial, pois ele está somente cumprindo seu dever. Assim que o policial solicitar sua identificação, faça-o sem demonstrar medo ou dúvida. A não identificação faz com que a polícia presuma que você quer esconder sua verdadeira identidade, e isso poderá ser motivo para ser levado até a Delegacia. A não identificação também pode ser motivo para decretação de prisão provisória, no andamento de um inquérito policial ou ação penal.

Peça ao policial para avisar um familiar ou amigo.

Solicite uma cópia do mandado de prisão ou da nota de culpa (em caso de prisão em flagrante). É de extrema importância que você tenha ciência do crime que está sendo acusado. Não adiante se recusar a receber cópia do mandado de prisão e da nota de culpa, muito menos recusar-se a assinar, pois isso constará do auto de prisão, que será assinado por duas testemunhas que a tudo assistiram.

O mais importante é que você não dê qualquer declarações na delegacia antes de ser orientado por seu advogado. Se você não for devidamente orientado por um advogado, mesmo falando para se defender, você pode se incriminar ainda mais.

Diga que conhece seus direitos e que quer falar com seu advogado antes de prestar qualquer tipo de depoimento.

A Constituição Federal assegura a você o direito de permanecer calado.

DR. LUCIANO CESAR PEREIRA

lucianoadv.wordpress.com

tel. 7728-4795

ID. 54*54954

Esse post foi publicado em 1. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O que fazer se você for preso.

  1. Luciano Cesar Pereira disse:

    Infelizmente, cada CDP tem seu próprio regulamento. Me fala em qual ele está que eu tento de informar. Mas a princípio, as visitas são no sábado ou no domingo, dependendo do raio que ele está. Normalmente, as três primeiras visitas são feitas somente com RG, depois tem que providenciar alguma carteirinha ou algo parecido.

  2. cristiane camargo disse:

    Olá Dr meu irmão foi preso e eu gostaria de saber quais são os procedimentos para visitaj e que tipos de alimentos podem entrar nos cdps paulistas … se for possivel me responda !!! obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s